A PLATAFORMA SOLIDÁRIA Quem Somos?

A PLATAFORMA SOLIDÁRIA

A MAKOBO é uma Plataforma colaborativa com a Missão de prover e fomentar serviços que visem a promoção do bem-estar social de grupos menos favorecidos, através de acções de responsabilização individual e corporativa que, realizadas de forma continuada, efectiva, planeada e sustentada, contribuam para o desenvolvimento social, cultural e económico do país.

Eu sou, porque nós somos – UBUNTU

Inspirado por aqueles que lutaram e por outros que, todos os dias, continuam a lutar incansavelmente, para terem o “suficiente para sobreviverem”. De forma humilde, deparei-me com esta idéia de que a minha vontade não é suficiente para vencer, para seguir em frente e ir mais longe sozinho, sem a vontade, a coragem, o sonho e a determinação de outras pessoas que, como eu, acreditam que juntos podemos criar alternativas efectivas para promover e prover melhorias de condições de vida para outros em situação de pobreza e exclusão social.

A Plataforma Makobo é uma semente que plantei em 2009, não como um projecto de caridade, mas como uma ponte entre os extremos sociais em Moçambique. Um projecto de solidariedade, de partilha de ideias. Um convite para a acção, para sensibilizar as pessoas a agirem, a se envolverem neste desígnio de um mundo de oportunidades iguais para todos – A Plataforma Colaborativa.

Unindo esforços de forma voluntária e colaborativa, pessoas que se importam com elas próprias e com os outros e, acima de tudo, que desejam propagar esta semente de amor, incutindo e regenerando ideais e valores, desejando deixar um mundo diferente para aqueles que virão. Deixar um mundo melhor do que o encontramos.

Quero agradecer a todas as pessoas (indivíduos ou instituições que representam) pelo apoio que têm dado a esta idéia e às suas iniciativas. 

Agradecimentos especiais à minha família, aos meus amigos, aos parceiros, professores, mentores, todas as pessoas que apoiaram e continuam a apoiar todas as minhas idéias malucas desde o início, e quando necessário, puxaram-me e puxam as orelhas, quando eu estava e estou fora do foco, dos objectivos e da razão.
A TODOS vocês que fazem de mim um ser humano muito melhor, todos os dias…Sem Palavras | Todas as Palavras. Obrigado por acreditar em mim.

FUNDADOR DA MAKOBO

MISSÃO

Prover e fomentar serviços que visem a auto- suficiência de grupos menos favorecidos, através da maximização de aptidões de indivíduos, dotando-os de habilidades para o seu sustento e que contribuam para o desenvolvimento económico, social e cultural da sua comunidade e do País.

VISÃO

Ser a plataforma preferencial de desenvolvimento e gestão sustentada de acções efectivas de apoio a grupos menos favorecidos, no âmbito da implementação de acções individuais e Políticas institucionais de Responsabilidade Social.

ABORDAGEM

i. Acções Centradas no Indivíduo

Criação, em primeiro lugar, de condições para responder às necessidades básicas humanas do indivíduo e, só depois, dotá-lo de ferramentas para que este tenha capacidade de aprender e de exigir mais e melhor para si e para os seus, quer seja a nível de direitos, deveres e obrigações dele próprio, como indivíduo e cidadão, bem como do Estado.

ii. Gestão Sustentada dos Recursos

Sustentabilidade Económica – criar condições para que o esforço do sustento da família não se concentre no indivíduo, diversificando, para isso, as fontes de rendimento para as famílias, de modo a que possam alcançar e suster a qualidade de vida desejada ao longo do tempo;

 

 

Sustentabilidade Ambiental – olhar para o futuro, aprendendo com o passado e melhorando o presente: Reduzindo, Reciclando e Reaproveitando os recursos naturais para o uso pelas futuras gerações, procurando alternativas ambientalmente sustentáveis e promovendo a consciência ambiental.

iii. Equidade Social

Promover a igualdade de oportunidades e inclusão social das camadas menos favorecidas; o alcance da sustentabilidade do indivíduo, família ou comunidade não deve nem pode resultar em prejuízo para outros indivíduos, famílias e comunidades.

FUNDADOR

A pessoa por de trás do projecto

No dia 30 de Julho de 2020, Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, como Chefe da Commonwealth, reconheceu Ruy M. Santos, representando Moçambique, como o 150º “Ponto de Luz” da Commonwealth em reconhecimento pelo trabalho excepcional da Plataforma MAKOBO.