CORAÇÃO SOLIDÁRIO

BEIRA - IDAI 2019

No dia 15 de Março de 2019, a Província de Sofala foi atingida pelo maior Ciclone que há memória no Hemisfério Sul.

O Ciclone IDAI destruiu casas, hospitais, armazéns, centros médicos, escolas, restaurantes, bancas informais, infantários, centros de acolhimento, mercados, estradas, pontes, árvores, campos de futebol, postos de eletricidade e bancos. Mas acima de tudo o ciclone IDAI destruiu sonhos e projectos, matou centenas de pessoas, desalojou milhares de famílias e arrasou plantações agrícolas.

A PLATAFORMA MAKOBO, através do movimento CORAÇÃO SOLIDÁRIO e em conjunto com outros parceiros locais e internacionais mobilizou-se, desde o momento, para, através da sua experiência apoiar a coordenação da acção humanitárias nas zonas afectadas pelo Ciclone IDAI.

Pretendemos dar uma ajuda concreta e eficaz à população afectadas por esta catástrofe.

A nossa equipa na BEIRA, apoiou a coordenação das cozinhas e logística da WORLD CENTRAL KITCHEN, que proporcionavam apoio alimentar à 13.000 Pessoas acolhidas nos acampamentos do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades – INGC, enquanto estratégia de consolidação de sinergias para fazer chegar de forma rápida e eficiente o apoio às pessoas mais afectadas pelo Ciclone IDAI.

Paralelamente, os nossos esforços concentraram-se em:

⭐ Fazer um levantamento exaustivo no terreno, de forma a identificar as zonas com maiores necessidades e avançarmos numa segunda fase na montagem de cozinhas satélites para garantirmos pelo menos uma refeição por dia, a todos aqueles que mais precisam na região.

⭐ Fornecer refeições nutritivas à crianças a frequentarem escolas nas áreas mais afectadas da Cidade da Beira, Distritos de Dondo e Nhamatanda.

⭐ Promover a produção, disponibilidade, acesso e auto-suficiência de alimentos produzidos localmente.

⭐ Melhorar o saneamento, educação para a higiene e habitação condições de infraestrutura para as comunidades vizinhas afetadas pelo Ciclone IDAI na Província de Sofala

DURANTE A MISSÃO CORAÇÃO SOLIDÁRIO BEIRA, FORAM SERVIDAS MAIS DE 550.000 REFEIÇÕES A POPULAÇÃO AFECTADA PELO CICLONE IDAI