INICIATIVAS
A SOPA SOLIDÁRIA

“O BANCO NUTRICIONAL E DE APTIDÃO VOCACIONAL.” 

A Sopa Solidária, oferece, diariamente cerca de 400 Sopas, beneficiando, semanalmente, cerca de 2000 pessoas, um universo de cerca de 20.000 pessoas. Principalmente, idosos e crianças, garantindo que estes tenham, pelo menos, uma refeição condigna por dia.

OBJECTIVO

Identificar, formar e integrar indivíduos menos favorecidos em actividades programáticas, visando promover habilidades para que estes sejam capazes de contribuir de forma sustentada e sustentável, para a satisfação das suas necessidades básicas, e para que possam contribuir, activamente, para o desenvolvimento económico e social do país.

LOCAL:

Instituições de apoio social (Centros de acolhimento de idosos e crianças), e ruas da cidade de Maputo.

HORÁRIO – TODOS OS DIAS

Das 14:00 às 21:00.
A preparação – 14:00
Primeira distribuição – 16:30 – Centro de Apoio à Velhice de Lhanguene.
Segunda distribuição – 18:00 às 21:00 – Distribuição na Rua

A SOPA SOLIDÁRIA | MASTER-CHEF
O Voluntariado de Grupo em família.

A SOPA SOLIDÁRIA MASTER-CHEF é uma iniciativa de voluntariado em Grupo: colegas, familiares e-ou amigos. Proporcionando um momento de socialização e de fortalecimento de laços de amizade e do espírito de entre ajuda com aqueles que nos são mais próximos. É, simultaneamente, um momento de sensibilização e mobilização para acções de cidadania responsável e, de exaltação da essência nossa humanidade…a Solidariedade. Através da construção de uma ponte entre os “extremos sociais”.

A SOPA SOLIDÁRIA MASTER-CHEF, realiza-se todos os sábados, das 14:00 às 20:00, inclui a preparação da SOPA e distribuição para os beneficiários da iniciativa: Centro de Apoio à velhice e vários pontos nas ruas da cidade.

A ESCOLINHA SOLIDÁRIA

Programa de literacia (Ortografia e Leitura) para crianças da 1ª à 8ª Classes do ensino público, residentes em bairros periféricos da cidade de Maputo.

OBJECTIVO

Melhoraria da ortografia e leitura de crianças do ensino primário público. Ao mesmo tempo que promove a escrita e oralidade, a escolinha busca o equilíbrio da condição nutricional destas, oferecendo alimentos nutritivos e promovendo cuidados de saúde primários.

Este é, também, um espaço ocupacional, proporcionando momentos lúdicos e socio-pedagógicos através de jogos e outras brincadeiras, resgatando os valores familiares e comunitários tradicionais.

LOCAL

Bairro dos Pescadores, Costa do Sol – Maputo.

HORÁRIO – Às Terças e Quintas-Feiras

Manhãs: das 09:00 às 11:00.

Tardes: das 14:00 às 16:00.

O PARQUINHO SOLIDÁRIO

Espaço lúdico-educativo, itinerante, para diversão e integração socio-pedagógica de crianças carenciadas. Principalmente, para a inclusão social de crianças vivendo da e na rua.

OBJECTIVO

Criar condições de socialização entre crianças, promovendo, simultaneamente o acesso a equipamentos e materiais lúdicos e pedagógicos com vista à promoção da alfabetização e expressão artística de crianças menos favorecidas, num contexto de exclusão social

LOCAL

Parques, jardins e outros espaços públicos e comunitários.

HORÁRIO 

Quartas e Sábados
Das 09:30 ás 11:00

DOE UMA HORA POR UM SORRISO

Programa de Socialização lúdico-pedagógico para criança e mães internadas em Enfermarias de Pediatria , ou noutras instituições de apoio às crianças.

OBJECTIVO

Melhorar o atendimento da criança e do adolescente hospitalizado, dentro de uma visão humanista em que se olha o paciente como um ser integral, que vai além do corpo físico, buscando atender às suas necessidades físicas, psíquicas e sociais, facilitando o processo de internamento e de tratamento e, simultaneamente, proporcionar um ambiente acolhedor para as crianças, promovendo a continuidade do ritmo de aprendizagem e aliviando o “stress” de internamento das suas mães ou acompanhantes. Consiste, fundamentalmente, em sessões semanais de actividades de carácter lúdico e educativo de partilha de informações para o bem-estar das crianças e suas mães, através da diversão e confraternização.

As Sessões do Programa contemplam: 
  • Leitura de Contos;
  • Animação;
  • Jogos de Interacção;
  • Expressão Plástica;
LOCAL 

Enfermaria de Doenças Gerais (Hemato-Oncologia) – Hospital Central de Maputo.

HORÁRIO – De Segunda a Sexta

Das 10:30 às 11:30.

A LANCHEIRA SOLIDÁRIA | A MERENDA ESCOLAR

Iniciativa de apoio nutricional destinada à crianças carenciadas, dos 3 aos 17 anos de idade, residentes em bairros degradados, a frequentarem o ensino primário público em Moçambique.

OBJECTIVOS
  • Combater a Malnutrição, desnutrição crónica e o alnafabetismo.
  • Melhorar o rendimento e retenção escolar de crianças carenciadas, dos 6 aos 17 anos de idade, residentes em bairros degradados.
  • Contribuindo para a redução das taxas de malnutrição e desnutrição crónica em Moçambique.
  • Consiste, fundamentalmente, em atribuição, diariamente, de uma Merenda Escolar composta por:
    • 1 (uma) sopa;
    • 1 (um) pão;
    • 1 (um) sumo/leite;
    • 1 (uma) fruta/salada de fruta.
  • Em contra-partida, os pais e educadores deverão plantar:
    • 1 (uma) árvore de fruta;
    • 1 (uma) árvore de sombra;
    • 1 (uma) moringa;
    • 1 (um) canteiro de hortícolas/vegetais.

Ler mais
ACADEMIA DE AGROECOLOGIA

É uma iniciativa que visa capacitar os mais carenciados, a produzir e consumir alimentos nutritivos. Atende às necessidades das crianças dos 3 a 17 anos e meninas dos 6 aos 17 anos no ensino primário público.

OBJECTIVOS

Melhorar a condição física e intelectual das crianças menores de 18 anos e ajudar no desenvolvimento económico e social do país.

TROCA DE LIXO POR APOIO | A PESSOAS CARENCIADAS

É uma iniciativa complementar às iniciativas SOPA SOLIDÁRIA, e LANCHEIRA SOLIDÁRIA | A MERENDA ESCOLAR, desenvolvida para a inclusão económica e social de indivíduos em situação de vulnerabilidade, com maior enfoque no empoderamento de mulheres e raparigas chefes de família e cuidadoras de crianças.

Esta iniciativa tem como base, a valorização, recolha, reciclagem e reutilização de resíduos como uma alternativa de geração e/ou diversificação de fontes de renda para a autonomia e auto-suficiência económica e social das famílias. Dado ao nível de carência da maior parte da população moçambicana, a “valorização” do lixo apresentase como uma alternativa viável à criação de fontes de rendimento e inserção social de uma grande parte da nossa população.

  • Promove a redução do impacto do lixo no ambiente, através da “valorização” do mesmo;
  • Promove e a sensibilização da sociedade civil para a redução, separação e reutilização de resíduos;
  • Promove a participação dos beneficiários no desenvolvimento dos seus próprios processos de autosuficiência e de criação de mecanismos de acesso à alimentação de crianças, principalmente raparigas dos 6 aos 17 anos de idade a frequentarem o ensino primário público, residentes em bairros degradados, em Moçambique.
CORAÇÃO SOLIDÁRIO BEIRA.

A Missão CORAÇÃO SOLIDÁRIO BEIRA, é uma iniciativa que visa proporcionar refeições nutritivas para crianças que frequentam escolas, melhoram a disponibilidade eo acesso de produtos cultivados localmente, oportunidades de emprego, moradia, saneamento e
educação sobre higiene para as áreas mais afetadas pelo Ciclone IDAI, na zona rural comunidades da província de Sofala, centro de Moçambique

Promover o desenvolvimento de indivíduos autossuficientes, capazes de cumprir suas obrigações, além de exigir mais de si mesmos, de sua família e comunidade, e colaborar ativamente para o desenvolvimento econômico e social do país.

Mais Informações

O ARTESANATO SOLIDÁRIO

Desenvolvimento de produtos, agregação de valor e ligações comerciais para indivíduos ou grupos de indivíduos de comunidade rurais, num propósito de valorização da cultura e conhecimento locais, criação de oportunidades de formação profissional e de emprego e auto-emprego e de diversificação de fontes de receitas para famílias desfavorecidas.

A nossa abordagem é orientada para o negócio e procura atingir resultados positivos em dez vectores de intervenção, que consideramos fundamentais:

  • Melhoria da interligação entre as diferentes etapas da cadeia de valores da produção manufacturada;
  • Identificação do potencial de negócio, gestão associativa e empreendedorismo;
  • Resgate e valorização cultural, alfabetização e educação não formal;
  • Promoção de actividades vocacionais profissionalizantes, da integração social e económica;
  • Melhoria da identidade e capacidade institucional, profissionalização dos produtores, gestão de recursos e da produção;
  • Reforço da capacidade criativa, desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento do produto, identidade e imagem do produto;
  • Representação comercial e facilitação de canais de distribuição;
  • Identificação e facilitação ao acesso às fontes de financiamento;
  • Identificação e facilitação de Parcerias Público/Privadas, Privadas/Privadas e de parcerias técnicas com instituições ou indivíduos detentores de “know-how” e/ou de mercado;
  • Estabelecimento de fundos de gestão participativa – acções de responsabilidade e sustentabilidade económica e social.

Sobre Nós

A MAKOBO | A PLATAFORMA SOLIDÁRIA, é A PONTE PARA O FUTURO E SUSTENTABILIADADE DA “MARCA MOÇAMBIQUE”: Seu Capital Humano, Material, e Imaterial.

Um convite para a acção, para sensibilizar as pessoas a agirem, a se envolverem neste desígnio de um mundo de oportunidades iguais para todos – A Plataforma Colaborativa.

Contacte-nos

 Tel: +258 84 130 53 90
info@makobo.co.mz

 Horário:
8h ás 17:30

Parceiros
Apoiantes